sábado, 8 de dezembro de 2012

Gira para Iemanjá

Bom Dia a todos, faz muito tempo que não escrevo no blog, mas vejo que as pessoas que nos seguem, não param de acessar.
Agradeço a companhia.

Hoje (08/12/12), não faremos a gira no nosso terreiro, vamos à praia comemorar com uma gira especial à nossa Mãe Iemanjá!

Estaremos também fazendo a entrega de nosso barco, com todos os pertences que os consulentes e médiuns deram. Que o mesmo seja recebido com muito amor pela nossa Rainha do Mar, que tudo que ela recebeu, que nos devolva em axé, paz, harmonia e muito amor.

Deusa das águas, companheira de Ogum nas ondas. Dona da fartura de peixes, mulher guerreira e doce.


Um pouco de história contada por alguns, porém, cada um acredita mais naquela que preferir:

  • O nome Iemanjá significa a mãe dos filhos-peixe. Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou. Envergonhada de seus seios, Iemanjá pediu ao novo esposo que nunca a ridicularizasse por isso. Ele concordou. Porém, um dia, embriagou-se e começou a ofender a esposa. Entristecida, Iemanjá fugiu.Desde menina, ela carregava um pote com uma poção que o pai lhe dera para casos de perigo. Durante a fuga, Iemanjá caiu quebrando o pote e a poção a transformou num rio cujo leito seguia em direção ao mar. Okerê, que não queria perder a esposa, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Iemanjá pediu ajuda ao filho Xangô e este, com um raio, partiu a montanha no meio. O rio seguiu para o oceano e, dessa forma, a orixá tornou-se a rainha do mar.



Outras histórias da nossa Deusa, vocês encontram em nossa página, dedicada somente para Ela.















Agradeço mais uma vez a atenção de todos, tenham um ótimo fim de semana.

MUITO AXÉ A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário