terça-feira, 25 de junho de 2013

Festa de Exú

Olá pessoal, espero que não tenham sentido muitas saudades!

Bom vamos lá, O Que é EXU???

- Exu é um Orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Elegbá, Elegbara, Ellegua, Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila.

Exu é o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano.

Ele que deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun e o Aiye, mundo material e espiritual, seja plenamente realizada.

Na África na época das colonizações Exu foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano, um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade.

Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um absurdo dentro da construção teológica yorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do Mal.


Nessa quarta-feira (26/06/2013), estaremos realizando uma gira festeira em comemoração aos nossos guias da esquerda (Exú, Pomba-Gira).
Todos estão convidados a participar, e principalmente levar vosso axé à nossa casa, para que possamos com vossa força fazer um trabalho bonito, cheio de luz, humildade e principalmente AMOR e FÉ!!!
Conto com a presença de todos vocês,

Início dos trabalhos: 20:00 h
Término dos trabalhos: 23:00 h

MUITO AXÉ A TODOS!!!