segunda-feira, 18 de março de 2013

Sou Exú!!!




Bom para quem é bom, mal para quem é mal.
Darei a você tudo o que me pede,
Não somente porque eu posso, mas pra que você entenda o valor de suas decisões.
Trago uma cruz tatuada no peito,
Não por devoção ao seu Salvador, mas para lhe mostrar que o destino é uma grande encruzilhada,
E que só depende de ti o caminho que irá escolher.
A sombra é minha morada,
Não porque me escondo da luz, pois na penumbra vejo seu lado obscuro, e não deixo que ele se aposse de você.
Minhas gargalhadas são para lhe mostrar que passas a vida toda envolto em orgulhos, ambições, mentiras e luxúrias,
Mas que desse lado isso de nada valerá; verás que esses vícios se tornarão pesados grilhões e que terá de arrastá-los nesse deserto árido, sem tempo definido….talvez pela eternidade.
Seu mundo é uma grande ilusão,
Aqui farei você enxergar com os olhos do espírito o que você não quis ver com os olhos da matéria.
Só existe uma Lei, criada antes do tempo
Não foi eu quem a criou, eu apenas a observo…você e somente você é responsável pelos seus atos.
Sou o Guardião,
O Juiz,
O Executor,
O Lado Esquerdo,
Seu espelho…
Sou EXU.

Autoria: Fábio Eduardo Vieira






Nesta quarta-feira, estaremos realizando nossa sessão de esquerda. Todos estão convidados!

RETIFICANDO!!!!!!!! A SESSÃO SERÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (27/03/2013)


MUITO AXÉ A TODOS!!!

domingo, 17 de março de 2013

Atabaque!!!

Em giras de Umbanda, é muito comum se ter presente o ataba­que, um instrumento lendário e de origem afro. Esse instrumento dá ritmo e axé aos cultos, possibilitando uma melhor incorporação e dando maior energia aos trabalhos.

O atabaque é um instrumento Sagrado, Consagrado e Firmado por Ori­­xás e Guias e tem uma força pode­rosa, que em uma gira faz toda a di­ferença.

Há três tipos de atabaque: Rum, Rum­pi e o Lê. O Rum é o atabaque maior, o Rumpi seria o segundo ataba­que maior, tendo como importância responder ao atabaque Rum, e o Lê seria o terceiro atabaque onde fica o Ogã que está iniciando ou aprendiz que acompanha o Rumpi. O Rum também é usado para dobrar ou repicar o toque para que não fique um toque repetitivo. Importante saber que cada atabaque tem suas obrigações a serem feitas, pois o atabaque praticamente repre­senta um Orixá.

Existem também outros tipos de componentes que se usam junto com os ataba­ques, como por exemplo, o agogô, chocalho, triângulo, pandeiro, etc.

O tambor mais antigo foi en­contrado em uma escavação de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco. Es­tes troncos eram cobertos nas bor­das com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos, depois foram usadas peles mais resistentes e apareceram as primeiras baquetas. O tambor com duas peles veio mais tarde, assim como a variedade de tamanho.

De origem africana, o atabaque é usado em quase todos os rituais afro-brasileiros, típico do Candomblé e da Umbanda e de outros estilos relacio­nados e influenciados pela tradição africana. De uso tradicional na música ritual e religiosa são empregados para evocar os Orixás.


MUITO AXÉ A TODOS!!!

sábado, 9 de março de 2013

Exú Mirim

Exu-Mirim é uma classe de espíritos com diversas denominações que incorpora nos terreiros de Umbanda.

Possuem um traçamento ou mistura de Crianças com Exus. São por vezes chamados de Crianças de Esquerda.
Alguns são a mistura de Crianças com Malandros, resultando num Malandrinho.
Anteriormente expulsas dos terreiros por conta do preconceito, essas entidades, hoje mais aceitas, possuem grande força de cura e suas brincadeiras e traquinagens são um veículo para a resolução de muitos problemas.

Travesso das Dimensões Negativas, que com sua Irreverência Resolve Qualquer Mal Entendido e Desmancha as Confusões. Guardião das Linhas das Águas, Trabalha junto com Exus, e de Preferência com as Pomba Giras.

Ajuda a Abrir Caminhos, Desfazer os Malfeitos e Incentiva o Trabalho Social para Resgatar os que estão na Marginalidade. Fazem Par com os Erês nas Dimensões Negativas , As Meninas Apresentam-se Como Pomba Giras Meninas :
São Espíritos de Muita Luz e Sabedoria , Portadores de Mistérios dos Orixás , Nunca os Olhem Como: Engraçadinhos , Coitadinhos e Divertidos.



Muito Axé a todos!!!