quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festa de Cosme e Damião (Êres)

Olá pessoal, mais uma vez estamos aqui para reforçar que nossa festa em comemoração aos Eres, será no dia 30/09/2012 a partir das 18:00.

Que todos recebam o Axé de nossas crianças. Que nesse mundo não há nada mais puro, verdadeiro e amoroso. Então é por isso que o Axé de alguém assim é maravilhoso e tão perfeito.

Nossas crianças, que tanto nos ajudam nas dificuldades e enfermos.

Estamos ralando para terminar os preparativos da festa, por isso não haverá gira no dia 29/09/2012 (sábado).

A mesma foi transferida para o dia da festa.

Aqui vão alguns pontos de eres, para o pessoal que ainda não conhece:

"Eu quero doce, eu quero bala, eu quero mal pra passar na sua cara."

"Papai me compre um balão, com todas as crianças que tem la no céu,
"Papai me compre um balão, com todas as crianças que tem la no céu,
Tem doce papai, tem doce papai, tem doce la no jardim, 
Tem doce papai, tem doce papai, tem doce la no jardim."

"Cosme Damião, oi Damião cadê Doum???
Doum foi passear, no cavalo de OGUM."

E por ai vai
Contamos com a presença de todos, e esperamos que tudo saia conforme o planejado.


Muito axé a todos e SALVE COSME E DAMIÃO.....

ONI BEIJADA!!!!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

É "DOANDO" que se RECEBE

Boa Tarde a todos.

Mais uma vez, a gira desse final de semana será destinado e com total atenção, às nossas crianças (Êres).
Estamos contando com o comparecimento e a colaboração de todos, para nos ajudar a fazer nesse ano (tanto como os anteriores), uma grande festa as crianças.

Estamos aceitando doações de doces (balas, pirulitos, brinquedos, paçoca, suspiro, pipoca, etc), para doarmos saquinhos as crianças mais carentes.



No ano passado, nosso terreiro foi em um asilo (situado à Av Vila Ema) e um orfanato (não me lembro bem o local). Distribuímos doces, carinho e atenção as pessoas que no momento estavam precisando.
Gesto muito nobre, porém não teríamos conseguido se não fossem as pessoas que no terreiro frequentam, estarem nos ajudando.

Contamos com a colaboração de todos. E que nossos Êres, possam fazer com que a alegria de cada criança que receber seu saquinho de doces, vire axé para aqueles que ajudaram.

Agradeço a atenção de todos vocês.


MUITO AXÉ A TODOS    !!!

ONI BEIJADA

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Erês


Olá pessoal, mais uma vez sem acessar o blog por muito tempo. Estamos voltando as atividades pela internet, para lhes manterem informados e atualizados sobre os acontecimentos/festas/eventos do nosso terreiro.

Esse mês estamos trabalhando em comemoração as nossas crianças (Erês).

São a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos. É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. É a única linha em que a comida de santo (Amalás), leva tempero especial (açúcar). É conhecido nos terreiros de Nação e Candomblé, como (ÊRES ou IBEJI). Na representação nos pontos riscados, Ibeji é livre para utilizar o que melhor lhe aprouver. A linha de Ibeji é tão independente quanto à linha de Exu. Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil. No Candomblé, o Erê, tem uma função muito importante. Como o Orixá não fala, é ele quem vem para dar os recados do pai. É normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano. Ainda no Candomblé, o Erê tem muitas outras funções, o Yaô, virado no Erê, pode fazer tudo o que o Orixá não pode, até mesmo as funções fisiológicas do médium, ele pode fazer. O Erê muitas vezes em casos de necessidade extrema ou perigo para o médium, pode manifestar-se e trazê-lo para a roça, pegando até mesmo uma condução se for o caso.Na Umbanda mais uma vez, vemos a diferença entre as entidades/divindades. A Criança na Umbanda é apenas uma manifestação de um espírito cujo desencarne normalmente se deu em idades infanto-juvenis. São tão barulhentos como os Erês, embora alguns são bem mais tranqüilos e comportados. No Candomblé, os Erês, tem normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaiê, Pipocão, Formigão, para os de Oxossi, Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum, Rosinha, para os de Yemanjá, Conchinha Dourada e por ai vai. As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums, normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc...As crianças de Umbanda comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas, os Erês do Candomblé além desses, comem frangos e outras comidas ritualisticas como o Caruru, etc... Isso não quer dizer que uma Criança de Umbanda não poderá comer Caruru, por exemplo. Com Criança tudo pode acontecer. Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência. Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim. Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis. A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consegamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam. Mesmo com tantas diferenças é possível notar-se a maior características de todos, que é mesmo a atitude infantil, o apego a brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas, como os quais fazem as festas nos terreiros, com as crianças comuns que lá vão a busca de tais brinquedos e guloseimas nos dias apropriados. A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais.

Passei um pouquinho escrevendo sobre nossas lindas crianças, mas essa é uma bela mensagem a se passar para quem quer conhecer um pouco mais a respeito.

Agradeço a atenção de todos, e não deixem de visitar nossa página.

Salve nossas crianças: ONI BEIJADA!

Muito axé a todos!